Opinião | A saída de Ben Affleck e o futuro do Snyderverso

2022 chegou. Com ele, se abre um novo leque de possibilidades e oportunidades para os fãs de todas as tribos e personagens que só a chegada de um novo ano pode trazer. Entretanto, e os fãs das produções DC Comics? Como estão: felizes ou tristes?

O ano nem começou e, independente da sua expectativa ser boa ou não, já fomos cobertos por uma avalanche de notícias, informações e, principalmente, especulações e rumores. De concreto sabemos que este é o ano em que seremos contemplados com diversas novas obras nos filmes – The Batman, Liga dos Superpets, Adão Negro, Batgirl, The Flash e Aquaman e o Reino Perdido –, nas séries – Naomi e Pacificador – e nos games (Gotham Knights e Suicide Squad: Kill the Justice League).
 
Porém, mesmo com todas essas novidades, uma dúvida ainda paira sobre a cabeça de todos: o que acontecerá com o Snyderverso?
 
Muitos apostam que após a fusão da Warner Media com a Discovery, a continuação do universo criado pelo diretor Zack Snyder ganhará uma luz verde e será reiniciado. Já outros, acreditam que a Zack Snyder’s Justice League – popular Snyder Cut – foi o fechamento desta querida, e atribulada, fase nos filmes da DC.



Além da continuidade deste universo ou não, mais um fator deve ser considerado nesta equação: Ben Affleck toparia voltar a vestir o manto do Homem Morcego?
 
Ao que tudo indica não. Recentemente o ator tem concedido várias entrevistas para promover The Tender Bar, seu mais recente projeto, e repetidamente tem falado de como foi difícil trabalhar no filme da Liga da Justiça deixando nas entrelinhas (sem confirmar, é verdade) que dificilmente voltaria a trabalhar num filme do tipo. Todavia, devemos levar em consideração que ele anteriormente já havia falado que não voltaria ao papel e, mesmo assim, retornou para gravar algumas cenas extras para a Zack Snyder’s Justice League e para participar do filme solo do Flash.
 
E aí você me pergunta: levando em consideração o histórico de recusa e retorno, por que desta vez seria diferente?
 
Vamos aos fatos.
 
Os filmes são um sucesso entre os fãs. Entre a maioria deles pelo menos. Porém, nunca alcançaram em cifras o que o estúdio esperava alcançar. Não que eles tenham sido fracassos de bilheteria, longe disso. Mas em se tratando dos heróis mais populares do planeta, a expectativa de arrecadação do estúdio era muito mais alta (principalmente com Batman vs Superman – A Origem da Justiça). Um fator relevante nesta equação é que muito dos problemas dos filmes, pra não dizer a maioria deles, se dão justamente pelo desejo incessante dos executivos da Warner Bros. em alcançarem os resultados que a Marvel Studios estava conseguindo. A saída, na visão deles, foi interferir no processo criativo, no tom do filme e, principalmente, no corte final que foi exibido nos cinemas. E é aqui que mora o problema maior.
 
Ben Affleck é conhecido por escrever, dirigir e atuar em projetos autorais ou naqueles em que ele tem certa liberdade criativa para fazer o seu trabalho. Imaginem como ele se sentiu vendo tudo o que rolou nos bastidores de BvS. O meme com o seu rosto triste durante as entrevistas do filme diz muito sobre como ele estava se sentindo naquele momento. Isso sem contar todos os problemas na produção de Liga da Justiça que todos nós já sabemos. Unindo isso com a pressão dos fãs e todos os problemas pessoais que ele estava sofrendo à época com o alcoolismo e o divórcio, deixa mais fácil a tarefa de entender o desejo do ator de, ao vislumbrar a simples ideia de reviver tudo isso, não querer retornar para projetos desta natureza.
 
Sim, ele retornou ao papel. Na minha visão, ele aceitou participar desses projetos mais recentes por dois motivos: respeito ao Zack Snyder e aos fãs que, após muita luta, conseguiram trazer à vida a Snyder Cut e, no caso de The Flash, terem prometido a ele um final digno para a sua interpretação do personagem.
 
Sim, ele pode voltar ao papel. Nada impede de que em algum momento o Snyderverso realmente continue e ele aceite ser novamente o Batman. Aliás, eu torço para que o Snyderverso retorne.
 
Com ou sem Ben Affleck.



O que nos foi apresentado na Snyder Cut merece ter um encerramento. A luta contra o Darkseid e o Knightmare – futuro pós-apocalíptico onde o Superman é o ditador do mundo e o Batman lidera uma equipe que resiste à sua tirania - são histórias boas demais para serem deixadas de lado. Se o ator realmente não quiser retornar, que o personagem seja reescalado e que a história continue sem ele.
 
Cabe ao amigo leitor saber que o Batfleck é o meu Batman favorito dos cinemas. Não digo que é o melhor, pois isso é muito subjetivo. Entretanto, sou muito mais fã do personagem do que de qualquer ator que o interpretou ou que possa interpretá-lo no futuro. Todos os personagens podem e devem sobreviver aos atores e atrizes que dão vida a eles.
 
Se ele retornar, será uma excelente notícia. Se não, bola pra frente.


Comentários