Gothamitas [014] - Blá-Blá-Blá

Você conhece os heróis... Você conhece os vilões... Você conhece os policiais... Chegou a hora de conhecer Gotham City pelo olhar de seus verdadeiros habitantes: os GOTHAMITAS!!!


Estamos em época de eleição e por mais incrível que isso possa parecer, Gotham City vive dias tranqüilos. Tranqüilos até demais. Para nós Gothamitas acostumados com todo o caos que sempre envolveu esta cidade, esta calmaria é um veneno nas nossas vidas, pois, quando estamos assim, baixamos a guarda e somos surpreendidos da pior maneira possível.

Obviamente aparecerão os oportunistas de plantão para alegar que tudo isso se deve ao trabalho digno dos governantes juntamente com as forças policiais que zelam pela população e todo aquele “blá-blá-blá” que já estamos acostumados. Porém, sabemos que se hoje estamos assim é tudo graças aos esforços e “trabalho voluntário” de Batman e Cia.

Mas do que eu estou reclamando? Hoje, por exemplo, assim que eu desci do ônibus, avistei várias viaturas rondando e me senti segura o suficiente pra voltar pra casa sozinha! Isso é ótimo! Temos mais é que aproveitar estes tempos de paz que, geralmente, são passageiros e quando terminam costumam trazer toda uma nova onda de terror para as nossas vidas. Queria muito que todos os nossos dias fossem assim: segurança pra andar na rua, para levar os meus filhos para o parque ou ao zoológico... Enfim, gostaria que fosse assim sempre. Aliás, quem não gostaria?

Ao chegar em casa, verifico se as crianças estão bem e, após me certificar de que tudo está em ordem, tomo um merecido banho para tirar toda essa sujeira que perdura nessa cidade mesmo com toda a tranqüilidade momentânea em que vivemos.

Coloco uma roupa limpa e sento-me para jantar. Ligo a TV e coloco no canal com o telejornal para me atualizar sobre as novidades e, em alguns casos, futilidades que foram notícia hoje. Após 15 minutos, aproximadamente, a transmissão é interrompida e o prefeito aparece na tela para um Comunicado Oficial:

“Boa noite Gotham City! Aqui quem fala é o seu prefeito e eu gostaria de alguns minutos de sua atenção para tratar de alguns assuntos que interessam a todos...”

Minha primeira reação é pegar o controle e desligar a TV para não ouvir as prováveis baboseiras que virão a seguir, mas controlo a minha vontade e decido ouvir o que ele tem a dizer.

“Como todos devem ter percebido, nunca antes na história de nossa cidade nós tivemos um momento tão sublime em matéria de segurança pública e nunca foi tão seguro andar por nossas ruas como atualmente. Isso se deve a um esforço coletivo entre a prefeitura, polícia e dos próprios Gothamitas que nos apóiam e incentivam a continuar com o nosso trabalho.”

Inacreditável! Só falta agora ele dizer que os heróis têm ajudado na prevenção dos crimes e na solução dos mesmos.

“Gostaríamos de agradecer a todos que nos creditam com a sua confiança e desejar a vocês que fiquem tão felizes quanto nós por vivermos dias tão calmos. Indiretamente agradecemos também aos heróis mascarados que nos ajudam a manter a ordem e a disciplina em relação aos poucos que ainda tentam se manter em uma vida de crime e barbárie.”

Pronto! Agora não falta mais nada! O engraçado é que há apenas algumas semanas atrás este mesmo cara-de-pau afirmava que a culpa de toda a arruaça e desordem vigente em Gotham era quase que exclusivamente de, nas palavras dele, “Batman e sua gangue” por incentivarem outros anônimos a saírem na rua e fazer justiça com as próprias mãos.

O monólogo continua por mais alguns minutos, mas eu não consigo mais prestar atenção. A indignação toma conta dos meus pensamentos e creio que de muitos outros habitantes. Como é possível uma pessoa ser tão sem caráter e personalidade ao ponto de dizer algo publicamente e, por conveniência, desdizer esta mesma coisa somente a troco de alguns votos?! Isso que eu nem estou dizendo nada sobre os conchavos entre antigos desafetos com o mesmo intuito...

Cadê a palavra? Onde está a honra?

Esta é a famosa técnica política do “dançar conforme a música”...

Bom, temos alguns dias até as eleições e eu vou tratar de aproveitá-los ao máximo, pois após este período as coisas tendem a voltar ao normal e eu já não estarei mais tão segura quanto antes.

Ainda bem que em Gotham City temos “Batman e sua Gangue”, senão...



Gostou? Não gostou? Comente abaixo e nos ajude a compor os próximos capítulos.

Comentários