Análise OHM: Trailer de "Batman Vs Superman: A Origem da Justiça"!!!

Agora que o hype já passou, todo mundo já viu e a análise pode ser feita de forma "fria e imparcial", vamos falar sobre o SENSACIONAL (ops! segura a empolgação) trailer de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça!!!



Começamos com a Senadora Finch (Holly Hunter) dizendo que "Hoje é o dia da verdade. O mundo precisa saber o que aconteceu e saber o que ele (Superman) defende."


Obviamente estamos falando da destruição quase que total do Centro de Metrópolis (sem falar nos milhares de mortos) causada pelo embate entre Superman (Henry Cavill) e General Zod (Michael Shannon) em O Homem de Aço.

Desde o começo das filmagens de OHA, Zack Snyder já afirmava que queria dar uma real visão sobre como a humanidade reagiria sabendo que existem seres alienígenas superpoderosos entre nós. Em BvS veremos as reais consequências disso.

Placas com os dizeres "Superman = Alien Ilegal", "A Terra pertence aos Humanos", "Deus odeia os Aliens", "Esse é o Nosso Mundo, Não o de Vocês", entre outras.




O bacana é saber que o Superman está, aos poucos, se transformando no escoteiro ao qual estamos acostumados nas HQs, pois ele vai ao seu "julgamento" por livre e espontânea vontade, já que ele realmente não precisa estar ali.

Cortamos para um flashback (?) mostrando que Bruce Wayne (Ben Affleck) estava em Metrópolis durante toda a confusão do filme anterior. Podemos deduzir que, enquanto a dupla kryptoniana destruia o prédio, ele falava no telefone com alguém (quem?) que estava lá dentro e, muito provavelmente, morreu.




Legal é ver o continuísmo dessa cena quando comparamos com a mostrada em OHA:



Sincronia total!!!

Agora uma coisa: nós sabemos que a desconfiança sobre o Affleck é gigante, mas quão foda é ele correndo em direção aos escombros enquanto todos correm na direção contrária?!?! Ele deixou de vestir o manto do herói já algum tempo (como perceberemos mais a frente), mas o heroísmo continua ali enraizado dentro dele! PQP!



Escombros da Wayne Financial.

Ah sim, e o prédio era dele!!! Imaginem quantos funcionários ou até mesmo amigos morreram quando o prédio veio abaixo.

Entendeu agora qual a motivação que levará o Batman a sair da aposentadoria?


Aparentemente essa é a Mansão Wayne destruída, no que pode ser a primeira das varias referências que esse trailer faz à graphic novel O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.

Em OCdT, durante a batalha entre Batman e Superman, o Alfred detona uma bomba colocada por ele e Bruce dentro da Batcaverna que acaba por consumir também a casa da Família Wayne.

Coincidência? Acho que não...

Logo, precisamos de uma nova Batcaverna, certo?!


"Torre Wayne devastada. Dúzias morrem."

Agora um mistério: quem escreveu "Você deixou sua família morrer" no jornal? Essa eu realmente não sei o que pensar. Alguma teoria?

Ouvimos a voz do Alfred (Jeremy Irons) dizendo que "É assim que começa. A febre. A raiva que transforma homens bons em cruéis." enquanto vemos Bruce treinando com um pneu de trator (!!!) e o, já épico, uniforme. Mais uma vez, provavelmente, ele esteja se referindo as pessoas mortas em Metrópolis e as consequências que isso trará para os outros seres humanos.




Entretanto, cá entre nós, esse é, de longe, o Alfred mais estranho retratado num filme. Ele nem aparenta ter muitos anos a mais do que o Bruce. No máximo, um primo mais velho... Rs...

A próxima cena mostra dois carros de polícia chegando em algum local onde vemos um bandido algemado e marcado a ferro com um bat-símbolo!!! Ahn?! Como assim???



Não sei vocês, mas "em todos esses anos nessa indústria vital" eu nunca vi o Batman torturando ninguém, ainda mais um joão-ninguém como esse aparenta ser.


"Esse morcego vigilante é um regime de terror de um homem só. Não cabe a você decidir o que é correto. Ninguém está interessado em Clark Kent brigando com o Batman." diz Perry White (Laurence Fishburne), mostrando que o lado repórter do Superman será mostrado no filme. Investigando os possíveis outros heróis que existem mundo afora? Claro que sim...

Agora começa o festival de simbolismos do Superman começando com o "Isso (o S no peito, símbolo kryptoniano para Esperança) significa alguma coisa." dito pela Lois Lane (Amy Adams):







Pessoas salvas na água. Pessoas salvas no fogo. Se tivesse terra, ar e coração ele seria o Capitão Planeta! Rs... Somente quem foi criança nos Anos 90 entendeu essa. Vamos continuar...

Falando sério agora, a associação do Superman a Jesus Cristo não param. Em OHA foram, no mínimo, três cenas. Em BvS, no trailer temos a mulher na cena da enchente (belíssima, diga-se de passagem) com o olhar e a mão para o céu numa súplica ao seu salvador.

"As pessoas odeiam o que não compreendem. Seja o herói deles, Clark. Seja um anjo. Seja um monumento." diz Martha Kent (Diane Lane) aconselhando o seu filho sobre como agir com os seres humanos. 

E ela continua: "Você não deve nada a esse mundo. Nunca deveu". Isso mostra o tamanho do altruísmo dele, pois realmente ele não deve nada a ninguém. Ele ESCOLHEU defender as pessoas da Terra. Excelente frase!

Continuando temos o encontro da Senadora Finch com Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e mais uma frase de impacto "Os demônios não vem do inferno, eles vêm do céu".
 

Com certeza retrata muito bem todo o pensamento dele em relação ao Superman. Agora, o que será que ele fez pra ter o kryptoniano assim de joelhos e cabeça baixa na frente dele?



Obviamente ele não estava falando somente do Superman, mas também do General Zod que terá o seu corpo estudado provavelmente pela Lexcorp.



Existe uma teoria de que através deste estudo, Lex traria a vida (acidentalmente ou não) o vilão Apocalypse (Doomsday, no original). Não sei se faz muito sentido, pois nas HQs o vilão também é um sobrevivente de Krypton.

Outra teoria diz que, também por causa dessa análise, será descoberto o ponto fraco deles: a kryptonita.

Isso sem contar outra que afirma que a armadura de Zod servirá como a "Mark I" do Lex.

Vamos aguardar.

Agora, uma das coisas mais bacanas desse trailer: o traje do Robin!!!


"A Piada é você Batman"

Os fãs do Morcego já sabem que esse é o traje que pertenceu a Jason Todd, o segundo Robin, que foi morto a golpes de pé-de-cabra vindos do Coringa na história "Morte em Família".

A dúvida é: será que veremos essa cena extremamente violenta em BvS? Ou talvez em Esquadrão Suicida, já que o Batman também dará as caras por lá?



"Ele tem o poder de aniquilar toda a raça humana", começa a discursar Bruce Wayne enquanto vemos o Superman com o seu "Super-Bope" em algum buraco no meio do deserto onde também veremos mais pra frente o Batman. E agora, quem chegou primeiro lá? Quem está seguindo/investigando quem?

Mais uma cena bacana demais: o Batman no topo do DPGC (Departamento de Polícia de Gotham City) retirando a lona e ligando o Batsinal numa demonstração de que ele está ali, numa clara intenção de desafiar o Superman para um duelo.




"E nós temos que destruí-lo". Vem, vem pra porrada vem!!! PQP!!!

Corte pra duas cenas desconexas: a cena embaixo d'água (alguém descobrindo a kryptonita? Aquaman?) e a corrida dos cavalos. Ahn?!



Partimos pra obrigatória (e desnecessária) morte dos Wayne, com Thomas (Jeffrey Dean Morgan) em primeiro plano, pela milésima vez!!!






Honestamente, realmente precisa mostrar tudo isso de novo? Acho que não...

Agora algum lugar extremamente destruído:


Onde será isso? Temos a Batwing se aproximado e veremos mais pra frente que a Mulher-Maravilha (Gal Gadot) e o Superman também estarão nesse lugar. Será esse o campo de batalha entre a Trindade DC Comics?

Se for, pelo menos dessa vez, aparentemente, é um local fora da cidade... Rs...


Lembram da cena inicial do trailer com o Superman chegando para o seu "julgamento"? Deduzindo pelas placas, trata-se da mesma cena e pela cara de assustada da Lois, alguma merda muito grande vai acontecer nessa hora.

Voltando à Mulher-Maravilha, aqui está ela em toda a sua glória:



Olhem só o tamanho da explosão que o bater dos braceletes dela causa! PQP! Não conheço muito os poderes dela nas HQs, então não podemos falar se está condizente ou não. Entretanto, parece ser aqui o local que a Batwing sobrevoa e está tudo destruído. ´Será que a porradaria da Mulher-Maravilha é só com o Superman e o Batman chega depois pra se intrometer entre os superpoderosos?


Primeiro vislumbre do Batman em seu "Traje de Deserto". Muito mistério gira em torno desse lugar com certeza. Viram a construção em ruínas do lado esquerdo? Parece algo da Grécia Antiga. Algo ligado à Mulher-Maravilha? Um "portal" para Themyscira, a Ilha Paraíso Lar das Amazonas?

Agora reparem nessa cena abaixo: será que o Batman quebrou o pescoço de um dos "Super-Bopes"???



Putz, isso sim seria algo inovador (além de corajoso) para o personagem.

Um ataque foi é realizado contra a Lexcorp, e o Lex vai até sua empresa se certificar de que uma coisa muito valiosa não foi roubada. Assim vemos pela primeira vez nesse novo Universo DC nos cinemas a temida kryptonita:


A cara de "A La" Gollum de "My preciousssssss..." que o Eisenberg faz nessa cena ficou muito bacana.

Que comece a porradaria!!!

Primeiro, Batman e sua armadura (que terá kryptonita), nos telhados de Gotham City, pulando no peito do Superman!!!


Depois a Mulher-Maravilha, atingida por alguma coisa ou alguém, voando de costas e se chocando contra uma parede (?) de concreto.


Antes de continuarmos, um comentário: a Gadot pode ser magrelinha demais (e é mesmo) mas a caracterização da personagem ficou perfeita!

Continuando, e não menos importante, temos o Superman e a sua destruidora visão de calor!


Agora pausa para uma comparação do tipo Quadrinhos x Cinema:


Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

O Cavaleiro das Trevas (1986)

P U T A Q U E M E P A R I U ! ! !

Cara, pros fãs de longa data do Cavaleiro das Trevas, ver essa cena é algo de arrepiar!!! Como sempre, Zack Snyder está cuidando dos detalhes e transpondo diversos elementos das HQs para as telonas. E ele faz isso como ninguém!!!

Finalmente, BATMAN VS SUPERMAN!!!



"Preto e Azul. Deus Vs Homem. Dia Vs Noite", é a excelente definição que Lex Luthor nos dá sobre o confronto dos maiores heróis de todos os tempos!!!


E com a maior canastrice do mundo ele solta um "As capas vermelhas estão vindo", numa referência à Guerra de Independência dos EUA onde os tais "capas vermelhas" eram os ingleses que chegavam nos seus navios para guerrear contra os colonos estabelecidos em solo americano.

O que será que ele quis dizer com isso? Pra nós é uma clara demonstração de um alerta sobre o que está chegando: a Era dos Heróis! Comparando, os humanos são os colonos que tem a obrigação de defender a sua terra dos heróis "capas vermelhas" que estão chegando para reivindicá-la.

Será que estamos certos?

Pra finalizar, o embate:




Superman arrancando as portas do Batmóvel e o Batman levantando para dar aquela encarada mostrando que não tem medo dele!!! SENSACIONAL!!!



Conclusão:

Um E X C E L E N T E trailer que serviu para tirar a desconfiança que ainda existia sobre Ben Affleck e Gal Gadot e para aumentar ainda mais a ansiedade para que chegue logo a estreia dele nos cinemas!!!

E vocês se empolgaram tanto quanto a gente? Concordam com as nossas teorias? Discordam? Comentem abaixo e nos dê a sua impressão sobre o trailer.


#BatmanvSuperman #Vem2016

Comentários

  1. Cara, eu tenho uma teoria sobre as pichações, tanto a do jornal quanto a do uniforme do robin: eu acho que as duas pichações não existem, são todas da cabeça do Batman, como se fosse a "consciência do Batman" condenando ele por não ter conseguido salvar tanto o robin quanto metrópolis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário